12 Dicas para salvar seu relacionamento

Dicas para salvar seu namoro ou casamento

Transcrição do vídeo:

Esse vídeo é para quem tem um relacionamento a muito tempo. Não para quem está vivendo o início de um romance onde tudo é lindo, mas pra quem já tem um namoro ou casamento a um tempo, e as adversidades da vida, fizeram com que isso de certa forma perdesse o brilho, o que é normal.
Dizem os estudiosos que a paixão dura de 18 meses a 3 anos, depois disso o relacionamento cai em conveniência. Surgem as brigas e desentendimentos. O fato é que conviver com uma pessoa, dividir a sua vida e o seu espaço com alguém, não é uma tarefa tão fácil.  Por que somos seres humanos, temos defeitos, temos obrigações, temos humores, e nunca um relaciomento vai ser um mar de rosas depois que a paixão esfria.

Esse vídeo é para você que quer salvar o seu relacionamento, que quer fazer com que ele seja mais estável e harmônico ou simplesmente evitar que coisas ruins aconteçam.

O que eu vou falar aqui não é nenhuma novidade, são dicas absurdamente simples mas que as pessoas não lembram. Esse vídeo vai servir como uma espécie de guia, você vai salvar ele nos favoritos e toda vez que seu relacionamento estiver com problemas, você vai rever ele.

Eu vou apresentar várias dicas, e vou falar de forma bem rápida sobre elas, muitas dela você já conhece mas não põe em prática por que elas não estão frescas na sua memória.

1.  Companheirismo e cumplicidade

As pessoas acham que ser um casal é somente serem amantes, mas vai muito além disso. Ser um casal, construir uma vida com alguém, exige o sentimento de amizade companheirismo e cumplicidade.  E um bom exemplo de cumplicidade é apoiar a pessoa e ser apoiado por ela, é desabafar quando precisa e buscar forças nela quando é conveniente.

2. Esqueça o passado

Um grande problema que eu noto em todas as pessoas que me pedem conselho sobre relacionamentos é que elas não conseguem esquecer o passado. Isso vai desde antigos relacionamentos que a pessoa teve antes do relacionamento atual, como pequenos erros que a pessoa cometeu durante o relacionamento.

Se você escolheu ficar com essa pessoa, obrigatoriamente  vai ter que esquecer o passado, mesmo que isso seja uma tarefa difícil. Deixando o passado de lado, vai evitar que se criem emoções ruins.

3. A grama do vizinho não é mais verde

Uma das partes mais podres do comportamento humano é olhar e desejar a grama do vizinho por que ela sempre parece mais verde. Casais tem uma tendência de sempre olharem os defeitos um do outro, ao mesmo tempo em que eles admiram as qualidades da “grama do vizinho”.

Não tem nada mais horrível do que  você se sentir comparado ou comparar alguém. Por isso não compara a sua mulher com outra mulher nem por pensamento. Se sua mulher tem defeitos, dependendo dos defeitos você vai ter que aceitar.

4. Esqueça o Placar

Outra mania ridícula que destrói relacionamentos é de agir como se estivessem em um jogo.  É fazer coisas negativas pra mulher, se ela também faz algo para você. E revidar com frieza caso ela teve algum comportamento frio também.

Por exemplo:
Sua namorada teve algum comportamento frio contigo: 1×0.
No dia seguinte você tem um comportamento frio com ela também: 1×1.

Sua namorada te fez um elogio, disse que te ama: 1×0.
Por obrigação, você faz um elogio pra ela, diz que ama ela: 1×1.

Inconscientemente as pessoas mantem esse placar, por que nos temos um instinto de preservar o nosso orgulho. Eu quero que você esqueça esses joguinhos e esse placar.

5. Vá na frente

Pra complementar o item anterior, se quiser reações boas de alguém, primeiro dê reações boas pra ela. Faça coisas boas sem esperar nada em troca que automaticamente, você vai receber muitas coisas em troca. Colhemos o que planta nos relacionamentos também.

Veja também:
Aprenda a ter um namoro feliz e saudável
Por que meus namoros não dão certo?
Cuidado, você pode estar perdendo a namorada

6. Ela não é um saco de pancadas

Evite ao máximo descontar coisas ruins na pessoa que te escolheu pra construir uma vida em casal.  Eu sei que as pessoas ficam de mal humor, se estressam por causa do trabalho, mas evite descontar isso nas pessoas, evita também reclamar do seu trabalho, da sua vida.

Existe uma grande diferença entre ser cúmplice e dividir problemas, reclamar fazendo a pessoa se sentir um saco de pancada emocional.

7. Não meça oportunidades de expressar amor

Primeiro, pessoas expressam amor de várias formas, nem sempre um homem vai dizer “te amo” pra expressar amor. Talvez vai expressar falando outra coisa, ou de uma forma não verbal.

Segundo, se sentiu alguma vontade de expressar amor, faça isso sem pensar naquele placar que eu citei antes e sem pensar se vai ser retribuído ou não.

Terceiro, você mulher que está vendo esse vídeo, entenda que a maioria dos homens expressam amor de uma forma não verbal. Eu já tive mulheres assim e já vi muitos casos assim em consultoria, de mulheres que supervalorizam o eu te amo verbal, e que não dão nenhum valor pra demonstrações de afeto não verbais. Reveja os teus conceitos.

8. Sua mulher não é vidente

Como dito no início, dividir o próprio espaço e própria vida com alguém é uma tarefa difícil, exige muita adaptação. Por isso, quando a sua mulher fizer algo que você realmente não gostar, algo que te desagrada, não fique emburrado em um canto esperando ela adivinhar o motivo pelo qual tu está estranho. Chegue pra ela e fala, de modo maduro e com bom senso, de que algo tá errado e algo precisa mudar.

9. Saiba ouvir

Sabe qual a coisa mais irritante dentro de um relacionamento?  É quando a outra pessoa não sabe ouvir. É quando no meio de uma conversa, essa pessoa só quer falar, falar, te interrompe quanto você está falando, não te ouve quando é sua vez de falar, só fica lá olhando pro teto esperando vez dela falar de novo.  Isso é algo extremamente irritante e desrespeitoso.

Eu te afirmo com toda certeza de que essa coisa simples é o que mais vai trazer resultado no teu relacionamento. Ouça as pessoas, elas vão se sentir compreendidas, elas vão querer te ouvir também, isso aumenta a conexão emocional entre vocês.

10. Se responsabilize pela própria felicidade

Não espere absorver felicidade pelo simples fato de estar na companhia de alguém. Ter um relacionamento, ainda mais um relacionamento a longo prazo é apenas um pilar da sua vida, e sua vida deve ter vários pilares.

Talvez a presença dessa pessoa te deixe feliz, mas e depois? Você vai sugar ela toda vez que tiver com ela?

A felicidade, ou bem estar, deve vir de dentro ou deve ser criada por você também, quando estiver sozinho, praticando teus hobbies, com seus amigos…

No máximo, vocês vão criar felicidade juntos, quando estiverem fazendo algo prazeroso.  Mas não espere que ela seja única fonte de toda a sua felicidade.

Veja também:
6 Dicas simpes para ser mais feliz

11. Façam coisas juntos

Parece meio óbvio mas não é.  Se parar pra pensar, que tipo de coisas vocês fazem juntos além de sexo ?

Escolha alguma atividade aleatória, em que você e sua mulher façam juntos, algo que necessite da presença de vocês dois, e somente vocês dois.

Qualquer atividade que você faz com alguém aumenta a ligação emocional e cumplicidade que você tem com essa pessoa.  Use a tua criatividade.

12.  Mantenha teu relacionamento em constante manutenção

Desenvolva o hábito de refletir sobre o seu relacionamento, até mesmo sobre você mesmo, sobre os seus comportamentos e o seu desenvolvimento pessoal, e tenta fazer com que isso se melhore sempre, dia após dia.

Se me pedissem agora: Copini, qual é o segredo pra ter um relacionamento pleno e feliz?
Eu diria que o segredo é ser pleno e feliz

A grande raiz da felicidade e ser uma pessoa plena é a habilidade de evitar o stress, de ser uma pessoa calma e paciente.  Sendo uma pessoa assim, isso se reflete diretamente no seu relacionamento, mas isso é assunto pra outro vídeo.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017