7 Livros sobre estratégia que você deveria ler

Se você é o tipo de cara que gosta de ler, mas não gosta de ler histórias e também não gosta de autoajuda barata, então você é como eu, que gosta de consumir conhecimento.

Nesse vídeo eu vou falar sobre 7 livros sobre estratégia que todo homem deveria ler.

Ser mais estratégico é uma questão de decisão, você simplesmente decide ser mais estratégico. Agora, ter estratégias é uma coisa bem diferente. Os 7 livros a seguir vão te ensinar a ter várias estratégias pra tudo, coisas que podem ser aplicadas em todas as áreas.

Lembrando que esses livros são livros para homens, adultos, não pra adolescentes.

O livro de ouro da sabedoria

E esse livro não tem autor, é uma compilação de aforismos de vários caras sábios que tem pensamentos em torno da estratégia. Aforismo, se você não sabe, é basicamente o que eu faço nesses vídeos de domingo, que são reflexivos.

Aqui você encontra aforismos e fábulas de todas as épocas que tem como objetivo a sagacidade a inteligência e a esperteza.

Hagakure – Yamamoto Tsunetomo

Hagakure significa escondido entre as folhas. Esse livro é sobre o Bushido – O caminho do samurai, mas ele não é o Bushido. Bushido é um código de honra dos samurais, mas o Hagakure é a parte estratégica.

Pensa em um samurai que é designado a executar uma missão sem ser visto. Então ele precisa ficar escondido entre as sombras, daí o nome Hagakure. E isso exige muito mais do que habilidade física, e sim habilidade mental e estratégia.

Esse livro fala sobre a rotina dos samurais, as táticas militares, decisões, previsões e como deve ser um samurai. É um livro bem curto e você lê em meia hora.

48 leis do poder – Robert Greene

Esse livro é bem conhecido e provavelmente você  já ouviu falar, o autor expõe através de 48 aforismos, algumas estratégias pra ter poder. Muitas delas são imorais, hipócritas e sujas, esse aqui é um livro imoral. Mas é bom você ler, por que você começa a perceber como os líderes nos manipulam, como os políticos e as mídias agem.

E aqui você entende uma coisa, o poder é relativo por causa da dualidade. Eu só vou ter poder se existir alguém inferior mim, alguém que saia lesado ou enganado. Não concorda comigo? Então leia esse livro.

O que muitos não sabem é que o Robert Greene não é um cara tão foda assim. O livro dele foi baseado nesse livro aqui:

A arte da sabedoria mundana – Baltasar Gracián

Um dos livros mais fodas que eu já li e não é um livro fácil de entender. Sabedoria mundana é uma mistura de psicologia com filosofia que resulta em basicamente e o que são os meus vídeos.

Esse livro deu a entender que os ensinamentos dele são pras pessoas que querem prestígio social. Algo que eu não dou valor nenhum, porem no contexto histórico do livro, tinha valor. Esse livro é um livro bem antigo. É como se ele fosse feito para aquelas pessoas da elite serem admiradas, príncipes, governadores. E falando em príncipes…

O príncipe – Maquiavel

Nicolau Maquiavel foi um cara que mandava a real. Ele observou grandes líderes e governos de sucesso e viu como eles manipulavam seu povo. Esse é um livro realista, as vezes parece do mal, daí o termo maquiavélico. Mas o autor retratou um manual de estratégia para príncipes e governadores com base naquilo que eles sempre fizeram.

E tem muita verdade lá. Como por exemplo: pra você ser respeitado naquela época, tinha que ser adorado ou temido, os dois não dá. Então a crueldade era uma ferramenta de poder, de impor respeito e autoridade…

Gorin no sho – Musashi

Conhecido como O livro dos cinco elementos , ou O livro dos cinco anéis. Musashi era um samurai praticante do kenjutsu, aquela arte marcial com espadas. E segundo o livro, ele só perdeu um duelo duas vezes na vida.

O livro dos cinco anéis fala sobre vencer, sobre obter vitória em situações de hostilidade, usando a estratégia. Só que ele sempre fala tudo nas estrelinhas, o texto do livro fala somente sobre o kenjutsu, e todas as técnicas e estratégias usadas nessa arte marcial, sobre espadas longas, espadas curtas, golpes específicos, intimidar o inimigo.

Mas não se trata de aprender essa arte marcial, e sim de aprender a estratégia que ela nos ensina e adaptar pra nossa realidade.

Esse livro é bem semelhante ao que Arte da guerra de Sun Tzu nos ensina.

A Arte da guerra – Sun Tzu

Na arte da guerra Sun Tzu explica estratégias militares pra ganhar um combate. Ninguém aqui está numa guerra de um exército de samurais, porem todo mundo tem uma guerra interna, ou trava batalhas o dia inteiro.

E esses conhecimentos estratégicos podem ser adaptados e aplicados, tanto A Arte da guerra quanto O livro dos cinco anéis.

 

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017