Como lidar com críticas

Se tem uma coisa que eu aprendi durante todo esse tempo criando conteúdo é como lidar com críticas. Durante todo esse tempo eu recebi muita crítica, das mais variadas formas possíveis. E hoje a cada crítica que eu recebo eu só dou um sorrisinho de canto.


As pessoas me pedem sempre “como lidar com críticas?” e eu te digo, que tem só duas coisas que você precisa entender. Duas coisas a se fazer.

Primeiro de tudo, quando alguém te faz uma crítica, ao invés de pensar sobre a crítica, sobre no que aquilo afeta o seu ego ou seu orgulho. Pense sobre o motivo da pessoa ter feito essa crítica para você.

E se você for inteligente, você vai perceber que os motivos são os mais vermes possíveis. E a maioria das críticas não são críticas de verdade, são pessoas tentando te diminuir, mas a opinião delas não é capaz de te diminuir.

Por exemplo: chega alguém aqui no o meu canal e essa pessoa não gosta de mim por que não acredita nas mesmas coisas que eu. Então ela comenta assim:  “que lixo” “que sotaque ridículo”

Se eu fosse fraco de mente eu pensaria: “será que meu conteúdo realmente é um lixo?”

E quanto ao meu sotaque?

Eu sou gaúcho e eu vou falar como gaúcho, eu não vou muda pra agrada ninguém. Eu não uso máscaras. Eu sei que o meu conteúdo é bom, e eu também acho ridículo outros sotaques.

Mas eu não penso sobre a crítica e sim sobre a intensão da crítica. Essa pessoa quer apenas me diminuir, é um indício óbvio de inveja e de maldade.

Sabemos o motivo pelo qual as pessoas fazem críticas umas as outras. Pra se diminuírem, nada além disso.

E a segunda coisa que você tem que entender é que se alguém quer me dar algo e eu não aceito, essa coisa continua sendo da pessoa que quis me dar.

Por exemplo: alguém comprou um presente pra dar pra você,  enquanto essa pessoa comprou esse presente e ainda não te deu, esse presente é dela. Aí ela chega na sua casa e quer te dar esse presente, por mais que ela queira a qualquer custo, dar essa coisa pra você, isso só vai ser seu, a partir do momento que você aceitar.

Se você não aceitar, continua sendo da pessoa.

Até o momento em que ela desiste de te dar esse presente, então ela pega o presente e vai embora. Você não aceitou o presente da pessoa, logo o presente continua com ela.

O presente no caso, são as cíticas, as opiniões dos outros. Quando alguém me critica, essa crítica é dela, unicamente dela e não minha. É a opinião dela, é uma tentativa dela de me diminuir.

Isso só se torna meu a partir do momento em que eu aceito isso. E aí sim começa a me afetar e eu começo a me sentir mal com isso.

A crítica só vai fazer mal pra você se você ter ela como se fosse sua. Quando na verdade aquilo é um comportamento escroto de alguém que quer o seu mal, que quer se sobressair sobre você.

Essas são as duas coisas que você precisa saber sobre como lidar com críticas.

Aí você me diz “então você não aceita críticas Copini?”

Eu aceito opiniões diferentes das minhas, criticas não. Porque?

Por que ao ler um comentário de crítica por exemplo, eu consigo reconhecer a intensão da pessoa ao me fazer uma crítica. E sempre essa intensão é me diminuir, é expor algum defeito meu ou do meu conteúdo. Essa é a intensão de uma crítica, destruir aquilo que você é ou aquilo que você faz.

E esse tipo de crítica só é sua se você aceitar.

Diferente de alguém que dá uma opinião sobre alguma coisa. Mas raramente isso acontece.

Se você fizer mil coisas certas e uma coisa errada, as pessoas vão comentar sobre a errada.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017