Como perder a timidez definitivamente

Transcrição do vídeo:

Olá, meu nome é Copini e a pedido dos meus inscritos estou fazendo um vídeo sobre timidez.  Especificamente, como utilizar o mindset correto para perder a timidez.  Antes de tudo, vamos ser realistas, todos os canais semelhantes ao meu que tem no Youtube já fizeram vídeos sobre perde a timidez, por que é um assunto muito buscado.  E é por isso que eu nunca fiz nenhum vídeo. E assim como conquistar mulheres, perder a timidez é uma coisa muito ampla e subjetiva. Ou seja, existem várias formas de alcançar esse objetivo, e o que funciona para mim pode não funcionar para você, nada disso é exato, isso não é uma equação matemática.

Mas mesmo assim, eu acredito que se você aplicar o mindset que eu vou falar aqui, terá bons resultados.  Existe um mindset que eu uso para mim, nos meus cursos e consultorias que é simples demais. Que é nada mais nada menos que do que entender um problema da maneira mais racional possível. E depois de entender esse problema, tomar uma ação.

Eu poderia fazer um vídeo te dizendo para enfrentar os seus medos, para fazer exercícios pra perder a timidez, mas não. Eu não estou aqui para ter uma conversa motivacional contigo, eu estou aqui para resolver um problema.

Então, exercícios, e enfrentar a timidez de frente, funciona sim e muito, porém, de nada adianta se você não entender o que está fazendo. O segredo está no entendimento do problema.  E aqui se aplica o mindset, ou seja, pegamos o problema, analisamos ele e entendemos de forma racional. É como se eu pegasse um aparelho qualquer e abrisse esse aparelho e olhasse peça por peça.

Isso vai fazer a timidez sumir?

Não. Mas vai fazer com que ela deixe de ser um monstro, um bicho de sete cabeças. E que se torne apenas um defeito que pode facilmente ser trabalhado.

1 . Entender a timidez

Timidez não passa de um mecanismo de defesa.

Era uma vez um cara chamado Joãozinho. Joãozinho quando criança, era meio gordinho, desengonçado, e falava estranho. Toda vez que Joãozinho abria a boca pra fala alguma coisa, as pessoas riam da cara dele.  E ele sentia uma sensação ruim, um sentimento ruim dentro do peito que ia subindo pelo pescoço.  E esse sentimento ruim se chama vergonha, humilhação e constrangimento.

Essas 3 coisas, são sentimentos ruins, sentimentos que as pessoas não gostam de sentir. E com o tempo, o Joãozinho inconscientemente fugia de situações em que poderiam, talvez, fazer com que ele se sentisse constrangido.

SO sistema psicológico do Joãozinho, criou um mecanismo de defesa, um comportamento de timidez. Sendo tímido é como se ele evitasse de sentir o constrangimento, a humilhação e a vergonha.  E esse mecanismo de defesa, com o passar dos anos, foi se transformando em parte da personalidade do Joãozinho. O que fez com que ele se tornasse uma pessoa muito retraída, que fala baixo, com uma postura corporal como se tivesse sempre na defensiva, e como se tivesse medo começar uma interação social e etc.

Com essa historinha você entendeu o que é a timidez. Entendeu um problema de forma racional.

Resumindo: a timidez é um mecanismo de defesa que evita que sejamos expostos a constrangimentos, vergonha e humilhação.  Ok, um passo já esta dado, você entendeu o que é a timidez, e por qual motivo ela existe.

2. Entender como ela se manifesta

A timidez não deixa de ser um padrão de comportamento, e sabendo quais atitudes você tem, ou deixa de ter por causa disso, é um passo a mais pra superar esse problema.

1. A timidez se manifesta na linguagem corporal, faz com que as pessoas tenham uma postura retraída, como se elas tivessem sempre na defensiva, com medo de alguma coisa. Como se tivessem se encolhendo, se escondendo.

2. Ela se manifesta na parte verbal, se nota em pessoas tímidas que elas falam baixinho e falam pouco, pensam muito antes de falar.

3. Elas se preocupam demais com a opinião das pessoas e com os julgamentos delas. Elas tem um medo excessivo de se sentiram humilhadas e constrangidas.

4. Medo de iniciar conversas com estranhos, medo de iniciar conversas com mulheres.
A timidez sege um padrão e se manifesta de uma determinada forma, cabe a você estar ciente de tudo isso. Entendido tudo isso a timidez deixa de ser um bicho de sete cabeças. Ela não é mais aquele monstro.  Agora você sabe que ela é apenas um defeito normal do ser humano. E fica absurdamente mais fácil contornar esse problema.

3. Assumindo um comportamento não tímido

Você sabe que a timidez não é de fato um comportamento seu, e sim um mecanismo de defesa adquirido ao longo da vida e sabe como isso se manifesta em você.  Agora, você vai pegar todos esses comportamentos, vai eliminar e vai agir de maneira oposta.

Vai na frente do espelho e vai assumir uma postura dominante, uma postura ereta, como se não tivesse medo de nada e como se tivesse se sentindo extremamente a vontade. Você vai assumir a postura de uma pessoa não tímida. Vai caminhar com uma postura boa, vai se sentar com postura boa, e aonde estiver vai estar com uma postura boa.  E digo mais, você vai falar como se não fosse tímido. Vai falar pra fora, falar alto, falar sem medo, vai olhar as pessoas nos olhos.

Se comportando como se não fosse tímido, o seu cérebro tende a entender que você não é tímido.  Se você se comporta como tímido, então você é tímido. Se você se comporta como alguém desinibido, então você é desinibido. Você é o que você pensa e você pode ser qualquer coisa. Só precisa ter paciência.

4. Enfrentando o medo de frente

Aqui eu diria que é a hora da ação. Eu não posso negar que a melhor maneira de você acabar com um problema interno é enfrentando ele.  Aqui você vai pegar o item numero 3 e trazer para prática, pra vida real, pro teu dia a dia, para os lugares que você frequenta, escola trabalho faculdade seja lá o que for.

Nesse ponto, se você acredita que exercícios pra perder a timidez funcionem, não tem problema nenhum adicionar isso. Todo esse mindset em 4 passos, pode começar a dar resultado a partir desse exato momento, simplesmente pelo fato de você ver a timidez de maneira diferente.  E é claro que vale mencionar que isso é algo a longo prazo.

Recapitulando

1. Entender a timidez de maneira racional
2. Entender como ela se manifesta
3. Assumir um comportamento de não tímido
4. Enfrentando o medo de frente.


privacy Suas informações estão 100% livres de SPAM.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017