Coragem, como lidar com seus medos

Talvez você seja uma pessoa muito inteligente capaz de entender o que eu falo nas entrelinhas. Ou talvez  seja uma pessoa com a mente fechada, caso for uma pessoa com a mente fechada, esse vídeo não ter efeito nenhum em você.

Pra falar sobre coragem é preciso falar do medo. Coragem é a ausência de medo

O que de fato é o medo?

Pra ter coragem é preciso entender o medo. Lembra de um vídeo que eu fiz chamado trindade? O vídeo mais importante desse site. Nele eu falo que nós somos uma trindade, intelecto, instinto e intuição, ou corpo mente e alma. E que tudo existe em 3 níveis.

E o medo também existe em 3 níveis. Existe o medo a um nível intelectual, o medo a um nível instintivo e o medo intuitivo. E cada um tem seu significado e a sua maneira de lidar.

Mesmo que coragem seja ausência de medo, ter coragem não é uma questão de não sentir medo, é uma questão de entender o que o medo quer nos dizer, e não deixar o medo te controlar. Por que o medo nunca vai deixar de existir.

O medo a um nível intelectual geralmente está ligado a preservação do orgulho e do ego. Por exemplo, você está na faculdade e precisa apresentar um trabalho pra turma em que você vai ficar em pé na frente de todos.

Você pensa que todos estão te olhando e te julgando, e isso faz você sentir medo, e logo em seguida isso se transforma em nervosismo. Você acha que o fato das pessoas estarem te olhando e você cometa algum erro, vai te expor ao ridículo, vai se sentir humilhado. Quando você se sente humilhado seu ego sai ferido, então isso é um mecanismo pra proteger o próprio ego.

Mas a verdade é que as pessoas podem estar te julgando sim, mas elas não estão nem aí para você. Elas não se importam de verdade contigo e com o seu ego. É difícil você aceitar assim de começo, mas como tempo você percebe que não precisa se preocupar com a opinião dos outros por que ela não é relevante.

A maneira de lidar com o medo a um nível intelectual é ligar o foda-se. O foda-se é o que vai te dar a coragem, porque praticamente tudo aqui está relacionado a um medo do julgamento dos outros.

E também tem o medo a um nível instintivo. O nome já diz: instinto.

Esse medo é importante, o instinto de sobrevivência, que é uma inteligência universal, te faz sentir medo quando algo é perigoso. Você está em uma selva e tem um animal na sua frente. Você vai sentir medo, por que é um perigo real. O medo é o que vai fazer disparar adrenalina que vai te fazer possivelmente correr mais rápido, ter mais força e aumentar a tua percepção.

Vamos pegar um exemplo mais comum, você está voltando pra casa as 11 horas da noite, a pé, e tem que passar por uns bairros mais perigosos. O medo é o que vai te fazer ficar atento.

Então o medo está sempre te mandando uma mensagem, ouça a mensagem do medo.

Isso também vale pro medo a um nível intuitivo. E esse medo geralmente está ligado a decisões. Se você já assiste meus vídeos, sabe que eu falo muito em intuição. E a intuição fala através de mensagens emocionais e subjetivas.

Por exemplo, você precisa tomar uma decisão que vai mudar todo seu futuro. Você tem tuas alternativas mas não sabe qual caminho seguir,  nisso a intuição pode te ajudar. Você pensa sobre uma dessas alternativas e em uma delas você sente medo e outra não.

Agora é a hora de você ouvir a intuição e entender que o sentimento de medo, é a sua intuição te mandando uma mensagem, de que a alternativa na qual você sente medo, não é a melhor alternativa.

No caso do medo intuitivo e instintivo, sempre vão ser mensagens, o medo vai ter sempre um significado, um aviso que diz pra você tomar cuidado.

Quando você sai de casa sua mãe diz  “filho, toma cuidado”, você deixa de sair de casa por isso? Não, com o medo é a mesma coisa.

E no caso do medo no nível do intelecto, não passa de um mecanismo de proteção do próprio ego.

Entendendo tudo isso que eu falei sobre medo, você já aumentou sua coragem em 200%.

Mas ainda tem mais uma coisa pra falar. Se você vivesse totalmente no agora, você teria muito mais coragem, sabe por que?

Por que o medo é algo relacionado a alguma coisa que ainda não aconteceu, ou seja, a sua mente está no futuro. Estando no agora você diminui o medo e aumenta a coragem.

90% das coisas que você tem medo, sejam elas perigos ou humilhações, não acontecem.

O medo deve ser sempre um aviso ou uma mensagem e não simplesmente medo. O medo não deve ser ignorado, ele só deve ser interpretado.
Ele chegou até você, não precisa fingir que ele não existe, deixe ele ali, preste atenção nele, veja o que ele quer te dizer, assim que você receber a mensagem que ele tem pra te dar, ele vai embora. E aí vem a coragem.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017