A diferença entre Solidão e Solitude

Hoje eu estou aqui pra falar sobre a diferença entre solidão e solitude. 
Em um certo ponto da sua vida você conheceu uma pessoa e por algum motivos, essa pessoa foi especial pra você. Vocês passaram tempo juntos, criaram intimidade, dividiram um pedaço de suas vidas um com o outro. E inevitavelmente você criou um apego a essa pessoa. Olha só que lindo, da pra fazer até um filme.

As vezes o apego não era à pessoa, mas a aquilo que ela podia te proporcionar. Só que, esse relacionamento terminou. Essa pessoa não está mais com você, ela não preenche mais os buracos do seu eu. E aí o que acontece é que você se sente sozinho, e tem uma sensação de abandono. Como se você precisasse de outras pessoas pra completar algo que falta você.

Isso é a solidão

Eu vou tentar definir a solidão agora. Solidão é você estar sozinho. Só que isso te faz se sentir mal por que você tem um desejo de ter alguma coisa proveniente de outra pessoa. Seja amor, reconhecimento, amizade, proteção, afeto.

Mas tu não tem isso.

E o desejo de ter isso e não conseguir, é o que te faz se sentir solitário.

Por outro lado existe a solitude.

Solitude é um nome parecido com solidão. Solitude vem de solo que significa estar só – zinho. Solo já nos remete a sol. E o sol é uma estrela com planetas girando ao redor, de certa forma o sol está sozinho. E mesmo estando sozinho ele distribui luz e calor pro sistema solar.

É como se ele pensasse assim “eu tenho de sobra, vou distribuir pra quem quiser”. Então ele distribui e não importa se você quer ou não, não importa se você é grato ou ingrato, pro sol não faz diferença por que ele é uma fonte ilimitada.

E é mais ou menos isso que é a solitude.

Todo mundo sabe que solitude é gostar de estar sozinho, gostar da própria companhia, se sentir bem consigo mesmo sem ter a necessidade de outras pessoas.

Todos sabem disso e se eu fizesse um vídeo e falasse só isso o vídeo seria uma bosta. Então eu preciso falar como chegar nesse estado de solitude:

Diluindo seu ego, tendo sua consciência expandida e estudando sobre aspectos espirituais que te fazem compreender quem realmente você é.

Aí você entende que você passa a vida inteira tentando achar respostas pras suas perguntas, e tenta resolver os seus problemas. E você consegue essas respostas e consegue resolver problemas.

Mas cada resposta traz consigo milhares de dúvidas, e a cada problema resolvido vem junto mais e mais problemas.

É como se você passasse a vida inteira tapando furos. E de quem é a culpa?
É obvio que é dele…. do ego.

Ao mesmo tempo em que o ego te faz se sentir o fodão em determinadas horas. Em outras ele te faz se sentir um lixo. Te faz se sentir inferior aos outros e incompleto.

Você sabe que existem os desejos do ego.E eles te fazem querer ser superior. E você só sabe o significado da palavra superior por que conhece o inferior. Ou seja, você tem o desejo de ser superior por que se vê como inferior, como incompleto.

Mas eu tenho uma boa notícia, você não é inferior. Você apenas se vê assim por causa do ego.

Cada ser é único, e apesar de todos os defeitos ele é completo. Entendendo que não precisa do ego, começa a nascer o amor próprio. Não autoadmiração, não prepotência, não narcisismo mas sim amor próprio.

E aí você começa a gostar da própria companhia, começa a amar a si mesmo da forma que você é. E para de buscar algo nas outras pessoas. O amor que você busca nas outras pessoas é o amor próprio que você não tem.

Isso é solidão. A solitude é você já ter esse amor próprio.

Em um sábado a noite, se todos os teus amigos estivessem se divertindo em uma balada, e você estivesse em casa sozinho. Você se sentiria mal por isso? Você sentiria solidão ou solitude ?

Eu sei que nem tudo é preto no branco e que tudo depende do estado de espírito e humor. Mas eu acho que com isso deu pra entender.

Solitude é uma dádiva. Mas isso não significa ser contra ter amigos, ter relacionamentos e ter a companhia das pessoas. A diferença é como você se posiciona em relação a essas coisas.

Você suga as pessoas ou você é o sol delas?

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017