O Código dos cavaleiros

Antigamente, na época medieval, ser um cavaleiro era uma dádiva, era uma posição de prestigio. A maioria dos homens queriam ser cavaleiros, mas nem todos conseguiam. Por isso existia um código de conduta, por que ser cavaleiro não era apenas saber montar a cavalo, usaR uma espada, arco e flecha, ser cavaleiro exigia virtudes.

E assim como existem o Bushido: Código dos samurais, o Jötunvillur: Código dos vikins, existe o Código dos um cavaleiros.

O código dos cavaleiros é uma série de virtudes ou princípios que seriam como base pra um homem que virava um cavaleiro. Muitos deles tinham uma vida solitária, introspectiva, outros não podiam ter medo de nada, outros tinham um poder grande nas mãos, e para saber lidar com esse poder, existia um código.

1. Solidão

Solidão tem dois pontos importantes, muitas vezes um homem vai se sentir solitário. Solidão causa dor, e se você aceita a dor, ela se transforma em força.

O outro ponto é a solitude, que é gostar da própria companhia, é reservar um tempo pra ficar consigo mesmo. É somente sozinho que se encontra a sabedoria e clareza. A maior fonte de sabedoria é o silencio.

2. Humildade

Humildade não é você fingir que é inferior aos outros, muito menos se achar superior.

A frase que tá no código do cavaleiro é a seguinte:

“Nunca declare que é um cavaleiro. Apenas se comporte como um.”

Você não é melhor do que ninguém, ao mesmo tempo em que ninguém é melhor que você. Cada um tem o seu valor, e saiba que algumas pessoas se utilizam da falsa humildade pra conseguir o que querem.

3. Gratidão

Seja grato por tudo que acontece e pelo que não acontece também. Deu certo, seja grato. Deu errado, seja grato também.

4. Orgulho

Nesse contexto, orgulho significa você gostar de ser o que é. Jamais se vanglorie por ser um cavaleiro, mas nunca finja não ser um cavaleiro e nunca se envergonho disso. Nunca se diminua, nunca se inferiorize. tenha orgulho de ser quem você é.

5. Cooperação

Cada um de nós está vivendo a sua missão, cada um tem o seu caminho. Nossos desafios são únicos. Se parar pra pensar com alma sobre a COMPETIÇÃO ou COMPARAÇÃO, vai ver que elas não existem e que não tem motivos pra não existir a cooperação. Só existem dois resultados possíveis quando existe comparação com a outra pessoa:a vaidade ou a frustração. Nenhuma delas tem valor.

6. Amizade

Segundo o código dos cavaleiros, a qualidade da sua vida, é mais ou menos decidida conforme as pessoas que você escolhe para ficar ao seu lado. Por outro lado, o sentimento de amizade sempre é verdadeiro, uns com mais intensidade, outros com menos. Mas os amigos são seres humanos, e seres humanos são imperfeitos, erram, mentem e traem.

7. Perdão

E se você esperar a perfeição moral de uma pessoa que está próxima a você, você vai se frustrar. Procure sempre o melhor nos outros, se alguém errar com você, se afaste dessa pessoa, mas perdoe. Isso vai fazer com que você não carregue ressentimentos.

8. Honestidade

O que faz um cavaleiro é o próprio cavaleiro e não a armadura.

A falsidade é como uma armadura de lata, uma armadura frágil que vai se quebrar na primeira batalha. Uma armadura que não só nos esconde uns dos outros mas da nossa própria alma.

“O aço duro é forjado no fogo mais quente”

9. Coragem

Coragem é a disposição de superar o medo. O medo sempre vai existir e ele não é algo que você deve se envergonhar, medo é um recurso que nos lembra de tomarmos cuidado com o perigo. Medo é a escuridão e coragem é a luz. Medo é o chamado e coragem é a resposta. Um não existe sem o outro.

10. Virtude

Virtude é a habilidade de aceitar a mudança. Seja maleável, aquele que é inflexível, se quebra. Virtude também é o não conformismo, a busca pela evolução constante, mas sem que isso se torne um vício, e sim uma evolução natural, conforme o ritmo do universo. Virtude também é o pragmatismo e a aceitação da realidade.

11. Paciência

Uma mente preocupada e impaciente é uma mente obscura. Uma mente obscura não é capaz de ver e ouvir as coisas com clareza. Quem não tem uma visão clara, não vê com precisão, vê aquilo que tem medo de ver, ouve o que eu tem medo de ouvir.

O cavaleiro sempre faz do tempo o seu aliado. Existe o momento da ação e o momento da não-ação.

“O que se faz com pressa, logo se desfaz. O que vai durar a eternidade, leva muito tempo para ser feito. Quanto mais duro for o metal, mais ele demora para ser fundido.”

12. Justiça

A única coisa que o cavaleiro não tem paciência, é a injustiça. Todo cavaleiro luta pela dignidade humana, o tempo inteiro.

13. Generosidade

Como eu sempre sigo, não tem mal nenhum em querer desfrutar das riquezas e das coisas boas que o mundo tem pra oferecer. Mas nunca esqueça que você nasceu sem nada e vai morrer sem nada. A gente nasce e morre sozinho. Não seja apegado a coisas materiais e a pessoas. Só assim poderá ser generoso.

14. Disciplina

No campo de batalha, assim como em quase tudo na vida, o bom desempenho está ligado a treinamento e experiência. A excelência e maestria está na atenção aos pequenos detalhes.

Quanto mais um cavaleiro se prepara para batalha, menos chances ele tem de se render.

“Se eu tivesse 6 horas para derrubar uma árvore, eu passaria as primeiras 4 horas afiando o machado” (Abrahan Lincoln)

15. Dedicação

Esse item se resume de forma simples:

Esforço medíocre, resultado medíocre.

16. Fala

Não gaste saliva falando mal dos outros, falando mal das coisas, questionando coisas inúteis, dando notícias das quais não tem certeza, ou condenando aquilo que não entende. Não esqueça que a maior fonte de sabedoria é o silêncio.

17. Fé

As vezes é necessário saber menos pra entender mais.

Por que estou vivo?
Onde eu estava antes de nascer?
Pra onde eu vou depois de morrer?
Por que devo seguir essas regras?

Faça a si mesmo essas perguntas difíceis. E veja o que a sua intuição vai te responder.

Você não criou as montanhas, o mar, a chuva, o sol, você nem mesmo criou a si mesmo.

18. Igualdade

Hoje em dia as pessoas acham que precisam lutar pela igualdade de gêneros, isso além de ser um câncer, separa as pessoas. Mulheres querem se sobressair sobre os homens, homens querem se sobressair sobre as mulheres. Minorias odeiam maiorias. Metade do mundo odeia a outra metade, e essa outra metade está rindo da primeira metade.

Se quer alguma coisa pra lutar, não lute pela mulher, não lute pelo homem, não lute pelo negro ou pelo branco. Não lute pelo gay, pela lésbica e nem mesmo contra eles. Lute pelo ser humano. Lute pela união e unicidade da humanidade.

No momento em que você luta contra ou a favor de uma determinada raça, gênero, religião ou orientação sexual, está cometendo um erro.

19. Amor

O amor é a energia vital, amor é o veículo pelo qual sofremos, evoluímos, nos sentimos felizes. O amor é tudo, mas ao mesmo tempo não é nada. Não é nada por que no ponto de evolução em que nos estamos, não somos capazes de entender o amor, e chamamos a paixão de amor. O amor não está nas mulheres, nem nos homens e nem na união entre os dois. Não confunda Eros com Ágape.

20. Morte

A vida é uma eterna série de despedidas. Um cavaleiro se preocupa mas em ser grato pela vida e pela presença de alguém, do que temer a morte e lamentar a ausência de alguém. Cavaleiro não teme a morte, e também não teme a ausência de alguém.

O que importa é o modo com que uma pessoa vive e não como ela morre. É claro que pessoas que tiveram uma vida medíocre se preocupam com a morte, mas isso foi a uma geração passada. A geração atual já tem ferramentas suficientes pra ensinar como viver, como desfrutar da vida sem a necessidade de ter riquezas ou posses matérias.

A morte é uma certeza.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017