O lado bom de cada um e como ter equilíbrio

Eu fiz um post/vídeo uma vez falando sobre o Bruce Lee e seu ensinamento “seja como a água”. Nele eu introduzi um assunto chamado luz e sombra. Ou seja, todo mundo tem um lado bom e um lado ruim. No vídeo seguinte eu expliquei como lidar com a própria sombra, o lado obscuro de cada um de nós.

E nesse vídeo, sutilmente eu vou dar uma continuidade falando sobre como produzir luz. Como dar um ênfase no lado bom, afinal, todo mundo também tem um lado bom.

Eu tenho plena consciência de que eu não posso chegar no fim da minha vida sem ter diluído o meu lado obscuro. Por isso, eu uso 6 fatores absurdamente simples e objetivos, que me ajudam e me guiam a despertar e evoluir o meu lado bom.  Esses fatores são tão simples e tão objetivos que eu nem tenho muito o que falar sobre cada um. E o motivo pelo qual elas são tão simples é pra que eu me lembre deles sempre.

Só que antes de eu falar sobre essas leis é preciso citar algumas verdades que as pessoas não veem.  Muitas pessoas acham que a vida deve ser feliz, que se deve correr atrás da felicidade, que vai ter uma época na tua vida em que você vai ser plenamente feliz.

A vida não é feita de épocas felizes e sim de momentos felizes

Isso que as pessoas chamam de felicidade, é como se fosse um elemento químico volátil. Algo volátil é algo que esta sempre mudando conforme as condições do meio.  A felicidade existe sim, e ela é incrível, mas ela é frágil e momentânea.

É possível viver isso e experimentar isso, mas apenas em certos momentos. Se a felicidade fosse algo contínuo, ela simplesmente perderia a graça e não seria mais uma felicidade.

Já imaginou se o sexo inteiro fosse um orgasmo ? Não seria legal.

Veja também
– 6 Dicas simples para você ser mais feliz
– 4 Passos para criar poder pessoal

Os sentimentos positivos e negativos, um complementa o outro.  Da mesma forma em que as pessoas acham que devem buscar felicidade o tempo inteiro e ser felizes o tempo inteiro, obviamente elas não vão conseguir, o mundo em que nos vivemos e a nossa condição física não possibilita uma felicidade contínua.   E por esse motivo as pessoas se frustram tanto tentando preencher vazios das mais variadas formas.

Então eu não vou ser feliz nunca? Então nem vale a pena buscar a felicidade?

Eu aprendi com o taoísmo que o ideal é o caminho do meio. Ou seja, o invés de buscar felicidade eu devo buscar plenitude e equilíbrio. De um lado a felicidade, euforia, empolgação e do outro frustração, tristeza e raiva e no meio, o equilíbrio e plenitude.

As pessoas buscam o caminho positivo da felicidade, mas elas não conseguem ficar nisso por muito tempo, então elas se frustram e vão pro negativo. Por isso que eu acredito que o ideal é estar no meio..

E logicamente, as pessoas não vão conseguir ficar no meio também, elas vão alternar entre o bom e o ruim essa é a vida real.

Só que a grande diferença é que ao invés de buscarem a felicidade, deveriam buscar o caminho do meio – do equilíbrio.

1. Saúde e motivação

Eu não quero e não posso sair muito do campo de assuntos que eu abordo aqui e saúde não é um desses campos, porém, é algo que eu considero prioridade pra se produzir luz interna.

O conceito de saúde não é ficar monstrão e ter um corpo esteticamente bonito. E sim um corpo que funcione, e que funcione com motivação. Pois ele é o veiculo pelo qual você sobrevive.

2. Resignação, resiliência e força

Resignação pra aceitar os sofrimentos e dificuldades da vida, aceitar o  lado obscuro. Resiliência pra saber me adaptar a isso. E força pra superar caso algum desses sofrimentos se torne uma dificuldade mais pesada.

3. Admitir os próprios erros e se perdoar por eles

Não basta corrigir os próprios erros, é preciso ter humildade pra admitir esses erros, e capacidade de se perdoar por ter feito merda. Ao invés de ficar se culpando e se remoendo.

4. Paciência consigo mesmo e com as maldades do mundo

Paciência é um virtude valiosa. Quem tem, tem e quem não tem se fode. Eu não tenho e eu me fodo por causa disso.  Por que eu sou uma pessoa completamente crítica e inconformada com as maldades do mundo. Eu sinto cheiro de maldade nas pessoas, eu olho nos olhos dela e detecto a inveja e todas as coisas ruins.

Só que isso é um defeito, por que eu deveria olhar pros meus erros, pro meu lado obscuro e não pro lado obscuro dos outros. Mas isso é uma tarefa difícil.  Por isso, paciência em relação as maldades do mundo é tão importante

5. Caridade  pra poder ver algo de bom no próximo

Quando eu falo essa palavra a primeira coisa que vem na sua cabeça é doar dinheiro pra alguém, ou comprar um pouco de comida e doar pra um mendigo. Sim isso também é caridade mas não é exatamente disso que eu estou falando.

Eu não falo do ato de caridade em si, mas sim o comportamento de caridade, do estado mental de caridade. Ou seja, que você tenha o hábito de ajudar as pessoas, de estender a mão pra elas e na medida do possível não deixar ninguém na mão.

Algumas pessoas acham que a caridade é algo necessário pra vida, eu sou uma delas, eu penso assim. Outras acham isso bom, mas consideram isso um meio pelo qual se amacia a própria consciência quando se tá com a consciência pesada pelos erros que cometeu ao longo da vida. E outras pessoas são egoístas a ponto de pensar que isso é uma bobagem.

O motivo pelo qual eu coloquei esse item aqui, é que o mundo como está hoje, as pessoas como estão hoje, fazem com que a gente perca as esperanças nas pessoas, e isso não pode acontecer.

Então ao invés de ficar buscando luz nos outros, seja a luz. Fazendo uma caridadezinha a luz se ascende. Vai por mim.

6. Esperança no futuro

Já percebeu que o último item das coisas que eu falo é sempre muito vago? Talvez seja pra você ficar pensando sobre isso, talvez seja pra gerar um debate, talvez é por que eu fiquei com preguiça de explicar o ultimo item ou talvez é por que o vídeo tenha ficado muito grande.

De qualquer forma, se o nosso corpo é o veículo pelo qual sobrevivemos, a esperança no futuro é o combustível. Sem isso é como se você não tivesse nenhum rumo.

Se quiser entender o que foi dito, é preciso refletir muito sobre isso usando o coração a mente a intuição.

 


privacy Suas informações estão 100% livres de SPAM.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017