O que eu aprendi com O Poder do Agora

Esse é um vídeo/texto baseado no livro O Poder do Agora.

O poder do agora é um daqueles livros no estilo best-seller, que todo mundo compra, todo mundo lê, mas quase ninguém entende de fato o que está lá.

E isso acontece por que esse livro está sempre nas prateleiras de auto ajuda mas não é um livro de auto ajuda. Quem consome esse tipo de livro esta sempre buscando conteúdo sobre felicidade, sucesso financeiro, prosperidade e ai por diante. Sempre é tudo muito vago, as pessoas estão em busca de um guru que veio do além que dê dicas milagrosas.

Só que esse “guru” nada mais é do que uma pessoa que teve sucesso em alguma área da vida. Mas esse sucesso não vai ser o mesmo pra todas as pessoas.

Aí o cara começa a ler o livro buscando uma “auto ajuda” e não entende nada e pensa que o autor ta falando umas coisa sem pé nem cabeça. O fato é que esse livro é mais um daqueles que devem ser lidos sobre uma perspectiva espiritual.

Nesse vídeo/texto eu vou fala um pouquinho sobre o poder do agora, não sobre o livro, mas sobre a teoria do agora. Talvez o que eu fale aqui seja inovador, talvez seja uma viagem, tudo depende da sua capacidade de interpretação.

Pra começo de conversa eu quero que você imagine a palavra TEMPO (anos meses, semanas, dias, horas, minutos segundos, ontem, amanha, antes, depois, passado, futuro). Agora imagina a palavra ESPAÇO e tudo que está relacionado a ela, desde as marcações de distância e até mesmo lugares. E agora a palavra MENTE, e tudo aquilo que tá relacionado a isso.

E guarda essas 3 palavras. Tempo, espaço e mente.

E agora volte pra você. E você não é o que pensa que é. E não me refiro a qualidades e defeitos moral e identidade, e sim o seu ser. O seu ser, ou seja, você, é algo bem complexo, mas ao mesmo tempo simples.

É simples por que ele é um fragmento do universo como um todo. Você faz parte da existência do universo como um todo. E ele é complexo por que você, além de ter uma consciência (que é a tua existência, que é parte do universo como um todo), você ainda tem um corpo uma mente e é isso que torna as coisas complexas e é a raiz de todos os problemas.

O corpo é o veículo, a mente é o motor. E seu ser, é o piloto.

Em algum momento da sua vida, você parou pra pensar sobre a sua existência. Se ainda não fez isso, um dia vai fazer. E você vai chegar a conclusão de que você é algo além de um corpo que se mexe, que sente frio, dor, fome e etc. Por que você tem pensamentos, tem lembranças, tem emoções, tem consciência. O seu ser é capaz de sentir culpa quando faz algo errado. E o que é a culpa? Onde ela está?

Você não enxerga, mas sabe que ela existe. Ela é uma vibração de energia na sua consciência talvez? Sei la. Só sei que ela existe.

Veja também:

– O Lado obscuro de cada um
– O Lado bom de cada um 

De qualquer forma, quando você pensa sobre quem você é,acaba chegando a conclusão de que você é a sua mente. Mas isso é um erro, você não é a tua mente. A sua mente não é você.

Você não é alguma coisa. Não existe dualidade. Você simplesmente é …

E é por isso que o seu ser se chama SER.

Mas voltando a falar da mente…

A mente não é você. A mente é uma ferramenta que produz pensamentos. Até certo ponto da nossa existência isso é útil. Mas hoje o mundo evolui muito rápido e todo mundo é bombardeado de tecnologia e informações. O que faz com que a nossa mente, (que não é você e sim uma ferramenta sua) produza pensamentos o tempo inteiro, sem parar.

Não existe um intervalo de tempo na nossa mente, ela está funcionando sem parar dia e noite. As vezes ela está funcionando tão rápida, que tem dois pensamentos ao mesmo tempo.

Quando você vai dormir e deita na cama, o que acontece com a tua cabeça? Já que o corpo esta descansando.

Você fica produzindo pensamentos sem parar e tudo que quer é se desligar um pouco pra dormir em paz.

Algumas pessoas acham isso positivo mas isso é ruim, por que você está sempre pensando em alguma coisa e nunca, vivendo o momento presente.

Você esta lendo um livro ou vendo um filme, mas não esta totalmente focado naquilo, as vezes o seu pensamento esta vagando por ai ou você está pensando em terminar logo aquela leitura pra ir fazer outra coisa.

Você está sempre fazendo alguma coisa pensando na próxima coisa que vai fazer. Ou está fazendo uma atividade que deveria ser relaxante, na presença dos seus amigos ou de alguma pessoa que você goste mas não está alí. O seu corpo está lá mas a sua mente esta vagando e tendo vários pensamentos inúteis.

O que faz com que você nunca viva o momento presente.

Todo esse pensamento sobre o futuro gera ansiedade e preocupação. Mas o pensamento não está só no futuro, está no pensamento do passado também nos julgamentos, apegos e sofrimentos.

Alguma pessoa te ofendeu, te criticou, falou mal de você, ou descordou de alguma coisa que você falou, ao invés de ignorar, (por que não muda nada na sua vida), você fica pensando naquilo e transformando aquela preocupação em raiva ao invés de transcender todo esse lixo.

Por que as pessoas se estressam com julgamentos e críticas?
Por que se estressam com política e feministas?
Por que se estressam com futebol ?

Tudo isso é fruto do ego.

Uma coisa é um fato, ou você vive de passado ou de futuro, ou de ambos. Você só consegue viver no momento presente e esquecer tudo quando esta fazendo sexo ou quando esta fazendo alguma atividade prazerosa ou que te cause adrenalina. E nesse momento é como se você se desligasse do passado do futuro, ou seja, do tempo e espaço e a sua mente se desligasse por um momento.

E aí você está no momento presente.

Mas não se iluda, por que isso é uma muleta. Você não deveria buscar atividades perigosas, sexo ou drogas pra estar no momento presente e desligar a sua mente. A ideia do poder do agora é que você consiga isso através de uma meditação e de um entendimento sobre todo esse processo da mente, do ser, no não-manifesto.

Você deve estar pensando: “Ok mas por que? A minha vida é legal assim.”

A sua vida pode estar legal, tem momentos de prazer, de alegria, mas tem momentos de dor e de infelicidade. E isso é normal pra todo ser humano. Só que a sua vida não tem paz!

Porque você busca essa felicidade, essa prosperidade, esse sucesso, e quando consegue tudo isso, isso vem carregado de sofrimento, carregado de dor, de culpa.

Em outras palavras isso extingue toda a sua paz. E paz é o teu bem maior. Por que ela é como diamante, é difícil de encontrar. As pessoas procuram, procuram e nunca acham. Elas procuram nas outras pessoas, nos lugares, nas coisas, até as vezes procuram paz em si mesmo mas não da maneira certa.

Segundo o poder do agora, existem momentos em que a nossa mente para de trabalhar excessivamente e para por alguns segundos de produzir pensamentos. E é isso que todo mestre espiritual chama de SILENCIAR A MENTE.

E no momento em que a sua mente está em silêncio, aí sim você está em meditação. E aí sim está em paz. No começo é bem difícil, mas com a prática fica mais fácil.

Provavelmente eu faça algum vídeo, ou dois, falando sobre silenciar a mente, sobre viver no presente momento ou sobre meditação.

Silenciar a mente, meditar, transcender o ego, está tudo interligado. É isso que o autor do livro chama de iluminação espiritual: voltar pra dentro de si, pro SER, não pra sua mente nem pro seu ego. E reconhecer que tudo que você busca já está ali. Só que está reprimido. Está afogado pelo ego.

No momento que você busca a paz, já não tem mais. Pra ter paz, não deve correr atrás, deve reconhecer a paz que já está em você.

E eu sei que essa iluminação espiritual que ou autor tanto fala, é fácil na teoria mas na pratica não é tao simples. Até o próprio autor fala que é uma coisa que se consegue aos poucos. Mas eu acho que é bem mais do que isso. Acho que precisa, além de meditação, um entendimento e estar no ponto certo e cada um tem seu tempo.

Não adianta buscar silenciar a mente se o ego tem fome de poder.


privacy Suas informações estão 100% livres de SPAM.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife Coach - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2014 - 2016

Baixar Curso Gratuito

Suas informações estão 100% seguras

Baixar Curso Gratuito

Suas informações estão 100% seguras