Os 8 Pilares da Autoestima

Ola eu sou o Copini e no vídeo da semana passada eu te fiz entender o que é a autoestima. E usei a analogia de uma casa: você tem uma casa que é sustentada por vários pilares, se um desses pilares quebrar os outros ficam sob mais pressão.


Para construir autoestima basta você ir construindo esses pilares, ou fazendo a manutenção dos pilares que estão mais fracos. Naturalmente ninguém vai conseguir ter todos os pilares bem trabalhados, mas tendo uma boa quantia deles, já é o suficiente pra ter autoestima. Ou seja, pra gostar de estar vivendo a própria vida.

Vale lembrar também que quanto você foca toda sua energia vital em apenas um pilar, ele quebra, e você vai direto para uma depressão. Eu usei o exemplo do homem que começa a namorar e passa a ter a namorada como centro da vida dele, como se ela fosse o único pilar e uma hora ou outra ele vai quebrar.

Enfim,vou falar agora dos 8 principais pilares da autoestima, vou falar de modo bem breve e não vou da nenhuma formula pra  construir esses pilares. Isso você vai ter que buscar por si mesmo, seja aqui no meu canal, ou fora dele.

1. Pilar social

Esse pilar diz respeito a amigos. Não estou falando de construir um grupo enorme de amigos, ser uma pessoa extremamente social, nada disso. Estou falando apenas de ter alguns bons amigos. O ser humano tem necessidade de contato com outros seres humanos.

O sentimento de amizade é uma coisa muito importante pra autoestima de uma pessoa. Sem falar que esse pilar é um pilar que facilita outros pilares.

2. Pilar afetivo

As pessoas tem necessidade, não sempre, mas as vezes, de ter uma pessoa pra trocar afeto, amor e desejo sexual, ou seja, uma namorada. Não estou dizendo que o homem precisa necessariamente ter uma namorada, mas que a verdade seja dita, uma mulher na vida de uma pessoa que não tem auto estima ajuda muito.

No caso, estou falando de relacionamento, e o um relacionamento descente em que a pessoa que está contigo caminha junto contigo e te fortalece.

3. Pilar familiar

Apenas dedique um pouco de tempo da sua vida a aumentar o vínculo que você tem com a tua família. Procure fazer algumas atividades que você faça na presença dos seus pais, dos seus filhos ou seja la quem for a sua família.

4. Pilar profissional

Eu não sou a pessoa certa pra te dizer como ter uma carreira profissional e como se dar bem no trabalho, isso não é comigo. Mas eu não posso ignorar que o pilar profissional é uma os mais fortes. Se a pessoa tem um emprego bom, é bem sucedida no seu trabalho, isso é uma peça a mais na construção da auto estima.

5. Pilar existencial

Esse aqui é um pilar um tanto quanto vago. Não tem fórmulas, não tem métodos, é apenas um reflexão.

É um pilar que diz respeito a sua perspectiva de futuro.

Você cumpriu as suas metas e sonhos do passado? Você tem sonhos e metas pro futuro? Você está estipulando alguma meta ou algum caminho pra seguir? Qual a sua função no mundo?

6. Pilar da saúde

Não estou falando da saúde que e contrário de doença, mas da saúde que diz respeito a cuidar da saúde, do seu corpo, pra fazer com que ele funcione bem. Não deteriorar o seu corpo com porcaria, se movimentar, gastar energia, fazer o seu corpo funcionar.

7. Pilar da diversão

Qual é a sua diversão atualmente?

Eu acredito que as pessoa precisam obrigatoriamente ter dois tipos de diversão: a diversão com amigos e a diversão sozinho. Aproveite bem o seu tempo livre e pense fora da caixa, diversão não é só balada.

Podemos trocar a palavra diversão por entretenimento, ler um livro já é um entretenimento.E eu penso também que para a pessoa estar em um equilíbrio mesmo, ela precisa de alguma manifestação esportiva, seja la qual for o esporte e alguma manifestação artística, seja lá qual for a forma de arte. Mas isso é assunto pra outro vídeo.

8. Pilar espiritual

O mais importante. Volte a lembrar da casa que eu usei de exemplo, com vários pilares. Esse é o pilar central, maior e mais forte,  é o pilar que deve estar sempre em constante manutenção. E esse pilar diz respeito a você estar de alguma forma, seja ela qual for, em contato com a sua parte interior, sua espiritualidade, independente da sua religião.

Pode ser através de uma meditação, de uma reflexão, de uma leitura referente a isso, de qualquer coisa que esteja ligado a parte espiritual, que te aproxime do seu verdadeiro eu.

Tendo vários desses pilares bem estruturados, não necessariamente todos,você já vai ter uma auto estima criada. Só que ao longo da vida, alguns pilares quebram, outros se fortalecem e isso vai abalando a sua autoestima, o que é normal.

A autoestima não é uma coisa que criamos e ela dura pro resto da vida. Ela vai oscilando em qualquer pessoa conforme as adversidades.

Mas entendendo esse esquema dos pilares vai ficar muito mais fácil de você lidar com isso.


privacy Suas informações estão 100% livres de SPAM.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife Coach - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2014 - 2016

Baixar Curso Gratuito

Suas informações estão 100% seguras

Baixar Curso Gratuito

Suas informações estão 100% seguras