Princípios da liderança

Princípios da liderança

“Que moral você tem pra falar sobre liderança? Você não é dono de nenhuma grande empresa!” 

Definitivamente, não tenho moral nenhuma pra falar sobre liderança corporativa, mas tenho muita experiência naquilo que chamamos de Liderança Social – um comportamento simples baseado em princípios mais simples ainda.

Partindo do ponto de vista evolucionista, entendemos que vivemos em bando e que todo bando tem um líder, nossa sociedade tem a necessidade de uma hierarquia. Querendo ou não, em qualquer grupo de pessoas, em qualquer situação, sempre vai ter um líder, mesmo que isso não fique evidente pra todos. Esse líder é ‘escolhido’ de forma inconsciente, ou seja, as pessoas nem percebem que atribuem o papel de líder para uma determinada pessoa.  E essa pessoa, por sua vez, tem como função tomar as decisões em prol do grupo.

Os princípios de escolha de um líder são muito semelhantes os mesmos de como um macho alfa ganha sua posição. Na verdade, macho alfa e líder de grupo são sinônimos.

Já li muito livros que falam sobre liderança e aprendi muito com eles, mas o que mais me ensinou foi o seriado The Walking Dead, quem já viu sabe do que estou falando.

Não se trata de um simples seriado de zumbis, e sim de um grupo de pessoas sobrevivendo em um período pós apocalíptico, sem casa, sem suprimentos e com o resto da população extinguida. No seriado fica evidente a necessidade de um líder para a sobrevivência.

As pessoas automaticamente escolhem o homem mais forte e mais sensato para ser o líder.  O qual é responsável pela vida de todos do grupo, além de tomar decisões difíceis e de correr perigo ao ir atrás de alimentos.

1. Tome decisões em prol do grupo

Muitas pessoas acham que basta sair tomando decisões pra ser visto como líder. O grande detalhe aqui é tomar as decisões pensando em um bem maior (o grupo) ao invés de pensar no próprio bem.

“Eu sei que todos preferem o restaurante X, fica  bom pra todos então nos vamos jantar lá”

A função principal de um líder é essa, e isso está enraizado na nossa mente. Se não fosse necessário que uma pessoa com uma posição hierárquica mais alta não tomasse decisões, não precisaríamos de prefeitos, governadores e presidente.

2. Pró-atividade

O conceito de pró-atividade é simples: antecipação e responsabilização de ações impostas pelo meio. É não esperar que as pessoas façam pra você começar a fazer também, seja lá o que for. Significa tomar atitudes e a partir dessas atitudes, motivar as pessoas.

3. Tire o melhor de cada pessoa

Ser líder, também é motivar as pessoas a dar o seu melhor. É reconhecer o trabalho e esforço de cada  pessoa. O reconhecimento serve de estímulo pra qualquer pessoa.

Você, como líder de um grupo, deve reconhecer o que cada um tem de melhor, estimular isso (através de reconhecimento e elogios) e fazer com que a pessoa honre o papel que lhe foi dado.

4. Seja um líder provedor

Se tem algo que aprendi no livro O monge e o executivo é que as pessoas só vão te ver como líder, se elas tiverem motivo pra isso. E o melhor motivo que você pode dar é prover algo para as pessoas.

Ser um líder provedor é dar algo sem pedir nada em troca e ganhar muito mais do que se você pedisse. Você pode prover valor, pode prover uma boa companhia, oportunidades de diversão, e aí por diante.

5. Seja um exemplo

Nos temos uma característica marcante em nosso comportamento que diz que devemos seguir alguns determinados padrões e alguns códigos de ética pra poder viver em harmonia com outras pessoas.

Os códigos de ética nos mostram o que é certo e errado. Por exemplo: você acha errado pegar a mulher do seu amigo, e sentiria uma certa culpa se fizesse isso. Embora nem todos respeitem os códigos de ética, princípios e valores, eles ainda são importantes pro desenvolvimento da nossa sociedade.

Um bom líder deve seguir uma ética, valores e princípios. Para que ele seja visto como um exemplo a ser seguido. Uma referência que sabe o que é certo e o que é errado.


privacy Suas informações estão 100% livres de SPAM.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017