Quanto tempo dura o presente?

O que é mais importante na sua vida? Presente, passado ou futuro?

Certamente você vai responder que é o presente, afinal o passado já passou e o futuro ainda não chegou. Esses 3 são os pilares da existência humana. Passado, presente e futuro. Nossa vida cintila em torno dessas três condições de existência.

O futuro vai ser um resultado das suas escolhas atuais, assim como o presente é um resultado das atitudes do passado. Mas de qualquer forma, não tem como prever o futuro, no máximo, cogitar a hipótese de prever alguns acontecimentos conforme o que está acontecendo no presente observando com calma as causas e os efeitos.

Mas uma coisa é certa: o futuro não nos pertence. A não ser que a gente tenha total controle das nossas ações e das ações das pessoas que nos cercam. O que é impossível.

Quanto tempo dura o presente?

Se eu falo sempre em viver no agora, eu tenho que responder quanto tempo dura o momento presente. Quanto tempo o presente demora pra virar passado?

Segundo um pesquisador francês chamado Paul Fraisse, o presente dura apenas 3 segundos. Esse é o tempo que uma informação demora pra sair da mente consciente e ir pro subconsciente. Mas o que isso importa?

Se eu te falasse que passado presente e futuro não existem?

Se eu te falasse que o tempo não é algo linear?

Se eu te dissesse que essas palavras servem apenas pro ser humano se localizar no tempo e espaço?

O fato é que quando você começa a viver no agora, e tenta se focar no agora em todos os momentos da sua vida, não só nos momentos bons, mas nos ruins e nos neutros também, você começa a ver quase tudo com outros olhos. Primeiro por que o conceito de passado e futuro param de fazer sentido. Segundo por que o presente não vai durar só 3 segundos. 3 segundos é o tempo em que uma informação demora pra ser levada pro subconsciente. Mas após esses 3 segundos nos estamos em outro presente, e não no futuro, por que o tempo não para. Ou seja, o presente é eterno.

E tu deve ta pensando: “eu estou achando esse vídeo uma loucura e o que ele vai mudar na minha vida?” 

Bom, o vídeo é uma loucura mesmo, e não vai mudar nada na sua vida. Mas se você relacionar passado presente e futuro com o viver no agora, você vai começar a perceber benefícios nisso.

O passado não passa de memória. Memória é nostalgia, saudades, apego, sentimento de perda. O futuro é expectativa. Incerteza, ansiedade, medo, insegurança.

Tá vendo como as coisas estão relacionadas a como você percebe o tempo? Ou melhor, a como você não consegue viver no agora?

E se você caiu nesse vídeo de paraquedas,  não entende muito bem o que eu quero dizer com viver no agora. E é o seguinte, você está sempre se preocupando e pensando em algo que pode acontecer no futuro, seja uma expectativa boa ou seja um medo.

Da mesma forma que você fica remoendo o que aconteceu no passado, lembranças, rancores. Você quase nunca esta no momento presente. E digo mais. Você sai com os seus amigos, com a sua namorada, ou vai fazer alguma coisa, mas a sua presença não está  lá. O seu pensamento está em outra coisa, provavelmente no WhatsApp noTinder ou no Instagram.

O mesmo vale pra quando você não está fazendo nada, na sua casa. Talvez você esteja tomando banho, ou indo dormir, ou tomando um café ou conversando com as pessoas que moram contigo.

E você se refere a isso com “não estar fazendo nada” mas você está fazendo alguma coisa, só que ta fazendo coisas no piloto automático, por que a sua mente está preocupada com o dia seguinte.

Mude esses paradigmas, e viva não só no agora, mas no aqui e agora, noo espaço e no tempo em que você se encontra. Por que você acha que o mundo inteiro está contaminado pelo medo, ansiedade, expectativas, apego ao passado, déficit de atenção, síndrome do pensamento acelerado?

Por que as pessoas não conseguem viver no aqui e no agora. Elas não conseguem sentir a sua própria presença.

Quando estiver fazendo alguma coisa, em algum lugar, esteja 100% lá, com o corpo, com a mente e com a alma. Use o tempo apenas como horários, como algo cíclico pra organizar o seu dia. Mas esqueça a expectativa no futuro e as memórias do passado.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017