Quem somos e do que somos feitos? Trindade

Eu acabei de produzir vários vídeos sobre espiritualidade que eu vou postar ao longo do tempo. Mas eu percebi que pras pessoas me entenderem e não me acharem maluco, eu precisaria fazer uma introdução ao assunto, Como se fosse uma preparação. Então encare esse vídeo como uma preparação aos próximos.
Umas das palavras chave do desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento. Só que as pessoas acham que autoconhecimento é saber como você mesmo reage a determinadas situações, mas vai muito além disso.

Eu gostaria que você mergulhasse em você mesmo nesse momento e começasse a pensar “o que eu sou e o do que eu sou feito?”.

Se ouve muito por aí termos como self, ser, eu interior, alma, espírito e mais um monte de coisas e ficamos confusos. Sem falar que esses termos são apenas do lado esotérico ou espiritual,  ainda temos a parte psicológica e a parte física que não podem ser negligenciadas.

O sucesso e o fracasso da nossa vida, muitas vezes está relacionado a como nós vemos a nós mesmos. E não to falando de superioridade ou inferioridade. E sim o ato de negligenciar quem você realmente é e se enxergar apenas em partes.

Tem pessoas que se veem apenas como um corpo físico, ignorando a mente e o espírito. Tem pessoas que se veem apenas como a mente, pessoas muito inteligentes, mas elas ignoram o corpo e a parte espiritual. Da mesma forma que tem pessoas muito espiritualizadas, que se veem apenas como um ser espiritual, e ignora o fato de estar passando por uma vivência material, terrena, e aí também temos uma desarmonia.

Enfim, o propósito desse vídeo é entender quem nós somos como indivíduo e terminar com as confusões quando se fala em ser, em ego, em alma e etc.

Tudo se resume na palavra trindade. 

Você é um individuo, alguém único e indivisível. E essa trindade, serve apenas pra eu explicar pra você, quais são essas 3 partes.

Por acaso esses tempos eu fui ler sobre hinduísmo, eu queria saber quem eram os deuses hindus. E os deuses hindus são uma trindade, é como se fosse 3 em 1 (Brahma, Vishnu e Shiva), você provavelmente já ouviu esses nomes. Brahma o deus da criação, Vishnu da manutenção e Shiva da destruição.

Eu acredito que escrituras sagradas, religiões, mitologia, existem por algum motivo. E motivo é nos interpretarmos de acordo com a nossa realidade, e tirar uma conclusão disso. E a trindade dos deuses hindus me remete a corpo, mente e alma. E corpo mente e alma, é uma sequência de palavras que você já ouviu muito falar.

Se eu sair da espiritualidade, e caminhar pro lado da psicologia, existe uma trindade também: mente consciente, inconsciente, e superconsciente.

E se for agora pro lado religioso, eu posso pegar como exemplo: em nome do pai, do filho e do espirito santo.

E agora eu posso voltar pra psicologia e citar o Freud: ID, Ego e superego.

Obviamente nem todas essas trindades tem o mesmo sentido, principalmente se você é um cético, ou se é um religioso fanático. É claro que elas não tem o mesmo sentido, mas elas estão interligadas. Elas nos remetem vagamente, de que o nosso ser é uma trindade.

Agora esquece o Freud, o hinduísmo, o sinal da cruz, esqueça tudo por que agora eu vou simplificar.

O corpo, a mente e a alma agora eu vou chamar de:

Instinto, intelecto e intuição.

Instinto:

Instinto não é só sexo, fome e sono. A inteligência instintiva de um ser vivo é algo incrível. No DNA nas nossas células tem informações genéticas que fazem o nosso corpo inteiro funcionar, o coração bater, levar sangue pra todas as partes do corpo, levar oxigênio pro cérebro, digerir comida e mais um monte de coisas automáticas.

A função de respirar por exemplo, é unicamente do instinto. Se essa função fosse do intelecto, uma hora ou outra esqueceríamos de respirar, ou enlouqueceríamos, por isso ela é uma função automática.

Se parar pra pensar, quantas funções o nosso corpo está fazendo ao mesmo tempo durante anos, sem que o nosso cérebro precise dar uma ordem? Algo que está além da nossa razão ou decisão.

O instinto, é a parte da nossa trindade relacionada ao corpo, a saúde, ao vigor físico, as sensações de dor e prazer, aos instintos de reprodução e sobrevivência e por ai vai.

Intelecto

Intelecto são as informações que nós adquirimos ao longo da vida. Seja a nossa cultura, as coisas que aprendemos e toda aquela poluição mental do dia a dia, a TV, a internet a matrix, regras, dógmas, paradigmas, aprovação social.

O nosso intelecto está carregado de informações. O mundo hoje em dia tá competitivo demais, e se você quer ser alguém na vida, precisa estudar, ler, pensar muito, ser esperto, ter raciocínio rápido. Só que isso é bom e ruim e o mesmo tempo.

Por que o nosso intelecto acaba se destacando perante ao instinto e a intuição. E ai nos temos desequilíbrio.

A nossa mente não para, não conseguimos silenciar a mente, é pensamentos o tempo inteiro, e isso faz com que a gente seja escravo da própria mente. Quando na verdade nos deveríamos controlar a nossa mente.

Intuição

Ficou claro pra  você que a trindade que eu estou falando e corpo, mente e alma ? Ficou claro também que a inteligência, ou sabedoria, é algo bem vago ?

Instinto é a inteligência do corpo. Intelecto é a inteligência da mente. E intuição é a inteligência da alma.

Todos temos intuição, só não damos ouvidos a ela, por que somos céticos ou por que o intelecto tomou conta.

No próximo vídeo eu vou falar com detalhes sobre a intuição. A inteligência da alma. Mas antes você precisa entender que, assim como o corpo e o instinto tem sua linguagem carnal, o intelecto tem sua linguagem logica, matemática, cientifica, racional. E a alma tem sua linguagem própria também: sentimentos, emoções, essa é a linguagem da alma.

É preciso entender que você existe em 3 níveis, em 3 dimensões: físico, mental e espiritual. Corpo, mente e alma. Instinto, intelecto e intuição.

Quase tudo na vida vai ter 3 níveis. Relacionamentos por exemplo: paixão, interesse, o amor. Sexo por exemplo: sexo selvagem, a expectativa que precedo o sexo e o sexo com conexão de almas.

Tudo tem 3 níveis. Até o desenvolvimento pessoal tem 3 níveis. Aquilo que satisfazer o seu corpo e instinto, aquilo que satisfaz o intelecto e a mente, e aquilo que satisfaz a alma.

O ser é uma trindade.

 

privacy Suas informações estão 100% livres de SPAM.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017