Tudo que você precisa saber sobre amizades

Esses dias me convidaram pra responder uma entrevista pra uma revista e o tema era amizades. E como muitos de vocês já me pediram pra falar sobre isso, eu estou transformando essas minhas respostas em um pequeno vídeo.

Eu sei que muitas pessoas gostariam de um vídeo falando sobre “como ter um circulo social enorme de muitos amigos, ser popular e etc”. Mas será que precisa realmente disso ?

Na minha opinião você precisa de bons amigos e não de muitos amigos.

É possível viver e ser feliz sem ter amigos?

Sim e não. Antes de responder essa pergunta é preciso deixar claro que felicidade não é um estado definitivo e sim temporário, passamos a vida inteira oscilando entre o sentimento de felicidade e seus opostos como tristeza, irritação, angústia.

Amigos com certeza são um ponto muito importante e positivo na nossa vida, nos ajudam a fazer nossos momentos de felicidade durar mais tempo. O sentimento de afeto de uma amizade é algo emocionalmente saudável, é como se fosse um dos vários remédios pra alma.

Por outro lado, é possível sim viver sem ter amigos, até mesmo ser feliz (se existir outras fontes de felicidade, claro), mas sempre vamos ter a sensação de que falta alguma coisa. Da mesma maneira que podemos ter muitos amigos, e ainda assim sermos infelizes.

Qual a importância de se ter boas amizades?

Amizade é um dos 8 pilares da autoestima. Além disso, serve pro crescimento pessoal do ser humano, me refiro ao desenvolvimento do senso de companheirismo e ajuda ao próximo.

É importante ressaltar que ter e fazer amigos é um processo natural assim como ter relacionamentos. Raramente uma amizade permanece do início ao fim da vida, amigos vem e vão e isso não significa que a amizade não foi verdadeira. Algumas amizades duram mais outras menos. Assim como relacionamentos e romances, cada amizade tem sua peculiaridade, seu grau de intensidade, comprometimento e confiança.

Acho que todo mundo vai ter amigos fiéis e amigos superficiais. Assim como todo mundo é fiel a alguém ou superficial com alguém.

Como fazer novas amizades?

Basta viver e estar aberto a isso. Não existe fórmula. Os amigos vem naturalmente assim como as mulheres vem naturalmente. Só que as vezes estamos com os caminhos fechados. É óbvio que uma pessoa que não faz nada e passa o dia inteiro em casa, não vai ter amigos.

Ninguém vai chegar na porta da sua casa e dizer “oi, quero ser teu amigo”.

Abra os caminhos, viva a vida real e as coisas vão acontecer.

Se você é uma pessoa com problemas sociais, que tem dificuldade mesmo pra fazer amigos ou consegue apenas amizades superficiais, existe um pequeno macete pra te ajudar:

A medida que estamos fazendo algo com alguém, aumentamos o vínculo com essa pessoa. Em outras palavras: nós conhecemos pessoas no trabalho, na faculdade, na academia, mas conversamos com aquelas pessoas lá, naqueles locais. Você se dá bem com aquelas pessoas, mas aquilo ainda não é uma amizade. Ou talvez é, mas o nível de amizade é limitado.

Para aumentar esse nível é preciso exteriorizar essa amizade. E se exterioriza isso fazendo alguma atividade com essa pessoa fora do local que conheceu ela. O ato de fazer algo com alguma pessoa, aumenta o vínculo afetivo. Isso vale pra mulheres também.

Como escolher bons amigos?

Isso seria egoísmo. Eu acredito no princípio de que pessoas entram na nossa vida naturalmente e por algum motivo. Portanto, não se escolhe e se deve ser grato pelas pessoas que entraram na tua vida. Algumas pessoas vão ser mais compatíveis outras menos.

A nossa única escolha deve ser em tomar atitudes de nos afastar de falsos amigos ou pessoas negativas. E eu não quero cair em contradição aqui. Ao mesmo tempo em que eu acredito que pessoas entram na nossa vida naturalmente, eu também sei que algumas pessoas se aproximam de nos por algum tipo de interesse, ou tem algum tipo de inveja , são pessoas toxicas e sugam nossa energia. Cabe a nos, nos afastarmos dessas pessoas.

Quais características devemos procurar em um amigo? E por que?

Você não deve procurar nenhuma característica em ninguém, nem em amigos nem em mulheres. Por que você atrai o seu semelhante. As qualidades, defeitos e a forma de pensar das pessoas que nós atraímos pra nossa vida vão ser bem semelhantes a nossa.

É claro que essa pessoa vai ter alguns defeitos, mas não cabe a nós julgarmos e fazermos com que ela mude, por que nós temos defeitos também.

Se por acaso você quer ter uma amizade com alguém com determinadas características, então vai ser uma amizade condicional, ou seja, uma falsa amizade, uma conveniência.

É como se você dissesse:

“Eu só sou teu amigo se você for de tal maneira”
‘Você tem tal defeito, não quero ser teu amigo” 

Assim como não se deve idealizar a pessoa perfeita em um relacionamento, não se deve procurar um amigo que seja feito sobre medida pra nós, isso não existe, isso e fantasia, é egoísmo.

A única coisa que se deve levar em conta é quando os defeitos dessa pessoa nos afetam de alguma maneira. Como eu disse antes, aquela pessoa que sente inveja, que quer ser melhor que você, que te afeta de alguma maneira, nesse caso você deve levar em conta os defeitos dela, por que aí não é egoísmo e sim autopreservação.

Se algum dia você se perguntar sobre como fazer mais amigos, como ter bons amigos, primeiro se pergunte se você é um bom amigo.

Afinal, temos o que merecemos, a vida nos compensa por aquilo que entregamos pros outros.

Sobre o autor

Copini

Sou o responsável pela Alphalife, nos últimos tempos me dediquei a ajudar os homens a conquistar as mulheres e melhorarem seus relacionamentos.

comentários

Alphalife - Matheus Copini - Todos os direitos reservados 2017